Confecção de jeans: confira o panorama atual no Brasil
Você sabe como é feita a confecção de jeans? Esse tecido carrega uma porção de características que fizeram com que ele se tornasse a maior paixão dos brasileiros — quem dirá até mesmo do mundo.
Essa peça é versátil, confortável, atemporal, democrática e econômica. Por isso, ultrapassa facilmente qualquer geração, classe social e nacionalidade. No entanto, é comum que muitas pessoas não tenham ideia de como se dá o processo da fabricação desse material.
Sendo assim, reunimos todas as informações que você precisa para entender sobre o panorama atual do jeans no Brasil. Ficou curioso para saber mais sobre o tema? Então não deixe de continuar lendo este post!
Confecção de jeans no Brasil
Não é novidade que ele é o queridinho dentre os tecidos para calças, bermudas, jaquetas e vários outros artigos da moda. Essa popularidade também faz parte da fabricação da peça. Nos últimos anos, a confecção de jeans no Brasil teve um aumento considerável, movimentando cerca de R$ 8 bilhões por ano.
Além disso, a sustentabilidade vem andando ao seu lado, de modo que muitas indústrias têxteis estão desenvolvendo novas técnicas para a produção dessa peça, a fim de causar menos danos ao meio ambiente. Essa inovação está sendo muito bem-vista no mercado e atraindo novos fornecedores.
Nesse contexto, é de extrema importância ter conhecimento sobre o panorama da fabricação de jeans, a fim de fazer bons investimentos e aproveitar oportunidades de negócio. Por isso, confira, a seguir, tudo o que você precisa saber sobre esse meio de produção!
Etapas da produção
As peças passam por longas etapas até chegar ao seu destino. A princípio, é realizado o design e modelagem da roupa em que, é decidido o tipo de tecido, cor, lavagem e aviamentos que serão usados nessa linha de produção.
Para isso, é necessário um grande estudo do mercado e das preferências gerais do público. Observar os padrões que tomaram conta dos grandes desfiles de moda e conhecer as tendências dos estilistas mais renomados é essencial para acertar na escolha da estética de uma peça jeans.
Em seguida, inicia-se o processo de corte, costura e lavagem. Aqui é feita a produção dos fios, integração com outros materiais, se necessário, e a coloração. Como o material tem origem do algodão, matéria-prima muito comercializada em diversas regiões do Brasil, torna-se mais viável a sua fabricação no país.
A última é a etapa crucial, pois é ela que atribui o aspecto de cada item. Afinal, a calça, bermuda, entre outras peças do vestuário têm o índigo — tonalidade original do jeans — de cor inicial. Assim, ela passa por longas lavagens em máquinas, que podem ser de tipo stone, destroyed, milk ou delavê.
Após essa fase, inicia-se a última etapa: o acabamento. Nele, é dado o efeito final da peça, seja o resinado, lixado, marmorizado, esgarçado ou used. Os botões, etiquetagem e linhas são incluídos nesse momento também. A última parte é a mais importante para definir tendências e apostar na atração do público.
Crescimento e empregabilidade no setor
O Brasil perde apenas para a China como maior produtor de denim — nome do tecido que dá origem ao jeans. O mercado brasileiro conseguiu acompanhar o ritmo mundial, apresentando um ótimo progresso nesse segmento devido aos seus produtos de qualidade e estilo.
No entanto, a fabricação desse material costuma ser bastante nociva ao meio ambiente, comparada a toda a indústria da moda. A produção não somente gasta cerca de 11 mil litros de água para cada peça, como os resíduos de fios e tinturas causam impacto na natureza.
Algo que está sendo bastante desenvolvido no Brasil é a busca por medidas inovadoras que ajudem na preservação do meio ambiente, como a reciclagem das sobras, uso da biomassa oriunda da própria confecção como geração de energia, entre outras estratégias adotadas.
Por consequência, conforme o segmento se desenvolve, aumenta a demanda por profissionais, promovendo a geração de empregos nas indústrias têxteis do país, tanto na linha de produção quanto na de inovação. Isso contribui para a redução do alto índice de desemprego atual.
Logística
A logística é a área responsável por lidar com o conjunto de processos da empresa. No setor têxtil, ela trabalha com etapas que vão desde a produção da matéria-prima até o descarte ou reciclagem dos resíduos.
A confecção de jeans exige muito trabalho desse segmento, pois as etapas se iniciam na plantação de algodão e terminam no direcionamento ao comércio de todas as peças produzidas.
As principais fases da cadeia produtiva do jeans, que são de responsabilidade da logística, são:
- cultivo ou compra de algodão do produtor rural;
- transporte da matéria-prima até as indústrias;
- análise do processo de fabricação e tingimento dos fios;
- acompanhamento do design e acabamento das peças;
- organização e planejamento da distribuição de cada linha até o seu destino final.
Como esse material é uma das peças-chave da moda brasileira, é importante ter uma organização estratégica, a fim de garantir uma boa gestão logística e, consequentemente, sucesso nas vendas.
Fontes de oportunidades
Para saber mais sobre a produção de jeans e entender melhor as variáveis desse mercado, nada melhor do que acompanhar e participar de feiras especializadas na cadeia têxtil. Esses eventos são uma ótima porta de entrada no segmento e proporcionam várias oportunidades de negócio, além de conexões com marcas conhecidas no ramo.
Depois de conhecer todos os procedimentos de confecção de jeans, é possível entender porque esse item é tão admirado pelo público e identificar as diversas vantagens de investimento nessa área. Afinal, as peças nunca saem de moda e estão sempre entre as maiores preferências dos consumidores.
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