Estilista caruaruense Miguel Santos conquista o concurso Brasil Fashion Designers Pernambuco
Egresso da UFPE Campus Agreste, ele conquistou o júri com a coleção Esplendor Agreste, tendo o jeans como matéria prima. As estilistas Deisy Silva e Analu Araújo também foram premiadas. Peças serão expostas na AGRESTE TEX a partir desta terça
A noite desta segunda-feira, 18 de março de 2024, vai ficar registrada na memória de dez jovens estilistas como a primeira vez em que eles puderam exibir na passarela uma coleção. Eles foram os escolhidos para participar da primeira edição do Brasil Fashion Designers Pernambuco (BFD), reeditado como parte da feira têxtil AGRESTE TEX, pelo Febratex Group. O evento contou ainda com o patrocínio da Andrade Máquinas, Audaces, Silmaq, Capricórnio, Brasil Botões e o apoio institucional da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit).
O evento coroou Miguel Santos, Deisy Silva e Analu Araújo como os idealizadores dos melhores looks apresentados na Baco’s Recepções, em Caruaru. Eles foram contemplados com assinaturas do programa para designers da Audaces 360 (com planos Pro Creative e Student, para cada colocação, respectivamente) e treinamento EAD da Academy. O trabalho desenvolvido pelo estudante Daniel Brito da Silva também foi destacado, recebendo o Prêmio de Excelência.
Para figurarem entre os melhores do BFD, Miguel, Deisy, Analu e Daniel tiveram que enfrentar bem mais que o primeiro teste de exibição de suas criações para o júri e a plateia. Para compor o seleto time de finalistas, eles deixaram para trás mais de 70 candidatos, que também apresentaram propostas de coleções para a premiação. Como selecionados, encararam o desafio mais difícil: vencer todas as etapas de produção dos looks até a noite de estreia.
“Esse é um projeto que traz para esses alunos uma escola real, o exercício verdadeiro de criar uma coleção, desenvolver as peças, bordar, costurar, lavar, tingir, sobretingir, enfim, vivenciar todos os processos, além da modelagem, e depois produzir, pensar no cabelo, na maquiagem e na trilha sonora. Tudo o que foi apresentado faz parte do conceito proposto por eles. É um exercício de verdade e a prova final foi a estreia na passarela”, ressaltou o diretor artístico do BFD, Ricardo Gomes.
Cada candidato exibiu três looks no desfile, tendo como inspiração o Agreste de Pernambuco. Da produção em couro ao jeans (produto que consagrou a região dentro da indústria têxtil nacional), passando por variados pontos da cultura regional, como a religião e as festas populares, muito do que forma a identidade do povo pernambucano foi apresentada com muita criatividade e talento pelos participantes.
Estudante egresso do curso de Design de Moda da UFPE – Câmpus Agreste, Miguel Santos, 32 anos, conquistou o júri com a coleção Esplendor Agreste, que bebe da fonte da paisagem árida, marcada pela vegetação cactácea, resistente à seca, assim como o povo resiliente da região. O principal produto utilizado foi o jeans. Ele falou da oportunidade única de conceber e apresentar uma coleção em sua cidade, Caruaru: “Estou muito feliz e orgulhoso por ter podido apresentar meu trabalho aqui e dessa forma. Pernambuco tem muitos talentos, que realmente criam, não apenas copiam o que vem de fora. Este espaço do BFD é muito importante para mostrar todo nosso potencial. Quero aproveitar essa oportunidade e os prêmios que recebi para ressaltar ainda mais tudo o que posso fazer”.
As criações dos três primeiros lugares do BFD serão expostas durante a AGRESTE TEX e submetidas a votação popular do público presente ao evento, que abre nesta terça-feira (19) e seguirá até a sexta (22). Os votos serão computados por meio do app do Febratex Group e a coleção mais votada garantirá ao seu autor uma máquina de costura.
“Gostaria de agradecer a Pernambuco, Estado maravilhoso, que nos recebe tão bem já há 14 anos, que é a trajetória da AGRESTE TEX. Parabenizo cada pessoa e empresa que acreditou neste projeto. Vamos juntos, todos, mostrar ao mundo o que o Brasil é capaz. Mostrar a nossa criatividade, os nossos profissionais e valores humanos. Eu sempre falo: a moda brasileira em primeiro lugar. É isso o que nos move. Vamos aproveitar a AGRESTE TEX para conferir o trabalho desses novos talentos e prestigiá-los votando pelo app”, finalizou o diretor de Comunicação do Febratex Group, Hélvio Pompeo Júnior.
A comissão julgadora do BFD foi composta por júri técnico formado pelos críticos e especialistas de moda Iolanda Wultz e Marlene Fernandes (Guia JeansWear), Jussara Maturo (GBL Jeans), Sílvia Borielo (Costura Perfeita), Vivi Haydu (Revista Têxtil) e Yuko Suzuki (World Fashion).
SOBRE O FEBRATEX GROUP
O Febratex Group é uma empresa 100% brasileira, que está no mercado desde 1981, especializada na promoção e organização de feiras de negócios, principalmente nos segmentos de máquinas e insumos para o setor têxtil, de confecção e de impressão digital. Em seu portfólio, estão eventos como a Febratex, Maquintex, Signs Norte-Nordeste, Agreste Tex, Tecnotêxtil Brasil, DECORAEXPO, Beauty & Esthetic Show, Pack&Graph e Febratex Summit. O Febratex Group é uma empresa associada à União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios – UBRAFE.
Serviço
AGRESTE TEX – Feira de Tecnologias para a Indústria Têxtil e de Confecção
Data: 19 a 22 de março de 2024
Horário: das 16h às 21h
Local: Polo Comercial de Caruaru/PE (BR-104, km 62)
Inscrições e mais informações: www.agrestetex.com.br