AGRESTE TEXNOTÍCIASSem categoria Febratex Group divulga os 10 finalistas do concurso Brasil Fashion Designers Pernambuco 2024

Febratex Group divulga os 10 finalistas do concurso Brasil Fashion Designers Pernambuco 2024

Estudantes dos cursos do setor têxtil e moda, bem como alunos egressos compõem o hall dos finalistas do concurso que tem como objetivo incentivar a criação de moda em Pernambuco.

A espera acabou! A comissão organizadora do Brasil Fashon Designers – BFD, divulgou nesta sexta-feira (02/02) os nomes dos 10 finalistas do concurso BFD – Pernambuco 2024. Os finalistas foram selecionados a partir das 85 pré-inscrições realizadas previamente e que cumpriram as regras e prazos constante do regulamento do certame.

Com a idealização do Febratex Group, esta edição promete elevar ainda mais o cenário da moda brasileira, destacando a criatividade e a inovação desses jovens designers Pernambucanos. Com uma mistura eclética de estilos, influências e técnicas, os 10 finalistas trouxeram uma visão única e emocionante da moda contemporânea, com suas inspirações que partiram do tema central do projeto que é o AGRESTE PERNAMBUCANO.

Confira um resumo dos participantes desta edição do BFD

ALLYSON CESAR FIRME DA SILVA – 27 anos

Senai Paulista

Coleção VESTÍGIOS HÍBRIDOS

Inspirada na riqueza geográfica do Agreste Pernambucano, a coleção é uma volta ao passado e uma viagem ao presente nas tradições do agreste através de roupas híbridas, promovendo uma consciência no ato de se vestir, consumir e interpretar as suas peças através de várias composições. As inspirações perpassam a geografia do espaço sendo traduzida e exaltada nas formas que utilizo nas peças, ressaltando a riqueza encontrada no Agreste, como a terra seca, seu ar úmido, seus picos e montanhas rochosas, seus rios temporários, oriundos das chuvas.

ANALÚ LUIZE ARAÚJO DA SILVA – 21 anos

Universidade Federal de Pernambuco Caruaru

Coleção A RUA

A coleção propõe a junção de mundos distintos e culturais do agreste Pernambucano. Despontando das indumentárias dos papangus de Bezerros com toda sua extravagância e opulência, cruzando com a estética expressiva e atroz das carrancas. Os tons terrosos que vêm das paisagens agrestinas e o vermelho que vem das carrancas darão cor e corpo a coleção.

DANIEL BRITO DA SILVA – 26 anos

Universidade Federal de Pernambuco Caruaru

Coleção A REDE E O FUXICO

A inspiração vem de histórias contadas, vividas e observadas em vivências no agreste pernambucano; remete às redes confeccionadas por pescadores às margens dos rios Ipojuca e Capibaribe; Remete a redes de histórias e tradições contadas por artesãos e artistas locais; Remete a uma rede de trabalho de uma indústria em movimento.

DEISIANE GERMANO SILVA – 28 anos

Senai Caruaru 

Coleção VAQUEIRO NORDESTINO

A coleção exalta a beleza, força, união e resistência, onde os trajes utilizados pelos vaqueiros foram as principais inspirações para criação de calça, gibão, chapéu, bota e as formas dos cavalos e ferraduras. O excesso e volume nas peças representam o drama e sensação do caos do vaqueiro quando está em ação.

ERIKA RAYSSA MARIA DOS SANTOS – 25 anos

Senai Paulista 

Coleção SAINT TORICARÚ

A coleção nasceu de uma necessidade em ver o jeans de outra forma, remetendo a alfaiataria e com um toque mágico de materiais sustentáveis tendo presente o artesanato criado com plantas regionais, ecojóias e ecoprint. O nome da coleção floresceu de uma junção linda entre as homenagens a moda de outros países e os três pilares da Moda no agreste (Caruaru, Toritama e Santa Cruz).

FLAVIA TORRES NASCIMENTO – 36 anos

Senai Paulista

Coleção ESTRELAS DO AGRESTE

Esta coleção relê a estética icônica do cangaço, fenômeno social que se proliferou pelo agreste pernambucano. Os looks têm como características principais a simplicidade e a funcionalidade, privilegiando o transporte de objetos, mobilidade e proteção do meio ambiente, compostos por bolsos, bornais e bordados, foram inspirados nos trajes dos cangaceiros. O nome da coleção faz referência às estrelas que enfeitam os chapéus dos bandoleiros, além de adornos, elas também eram símbolos místicos de proteção.

GABRIEL ADELINO RODRIGUES SILVA – 20 anos

Universidade Federal de Pernambuco Caruaru

Coleção BARULHADA

A Coleção é inspirada em São Caetano, terra natal do designer. É uma ode ao berço do movimento cultural das “la ursas”, tradicionalmente investida no mês de fevereiro, embebedadas pelo carnaval, as agremiações que as representam espalham pela cidade a cultura em sua pura definição, as cores, movimentos e máscaras instigam os descrentes a conhecer mais de perto.

MARILIA EDUARDA DA SILVA – 20 anos

Senai Caruaru 

Coleção FIOS RÍTMICOS DO MARACATU

A coleção “Fios Rítmicos do Maracatu” celebra a vibrante tradição do Maracatu Pernambucano, trazendo para a passarela uma fusão única de estilo e ritmo. Cada look representa uma manifestação moderna da rica herança cultural, expressões de movimento e música. Embelezados com franjas generosas, cortes diferenciados e lantejoulas vibrantes, cada peça é uma manifestação de energia e alegria que ecoam nos tambores do Maracatu.

PATRÍCIA DE JESUS OLIVEIRA – 31 anos

Senac Recife

Coleção MEMÓRIAS DO AGRESTE

A coleção olha para as mais famosas festas do passado para traduzir o presente em moda, usando memórias pessoais do agreste como definidoras das formas, cores, volumes e sentidos. Olhando para os caiporas do carnaval, os volumes do São João e os encantos do festival de inverno de Garanhuns, a coleção busca atualizar os códigos das festas através de um olhar contemporâneo.

VALDIR MIGUEL DOS SANTOS – 32 anos

Universidade Federal de Pernambuco Caruaru

Coleção ESPLENDOR AGRESTE

Esplendor Agreste é uma ode à beleza resiliente do povo do agreste pernambucano e à exuberância dos cactos que resistem bravamente às adversidades da vida. Esta coleção nasceu da inspiração encontrada nas paisagens áridas e na rica cultura do sertão, onde a vida é marcada pela luta constante e pela resistência incansável.

As criações que tinham que contar as histórias do Agreste Pernambucano passearam por diversos imaginários da região. “Os 10 finalistas mergulharam nas suas memórias e no baú de referências que o pernambucano tem do seu agreste. Detalhes da geografia, grupos folclóricos e culturais, carrancas, redes, fuxicos, vaqueiros nordestinos, a história de moda de Toritama, Caruru e Santa Cruz do Capibaribe, Cangaço, Festas de São Caetano, Maracatu, Festas do passado e o esplendor do agreste compuseram a ambiência criativa que trouxe as coleções selecionadas dos 10 finalista do projeto. Mesmo com pouco tempo entre o lançamento do regulamento e entrega das coleções, não podíamos ter deixado de voltar a realizar o projeto por Caruaru. Fiquei surpreso com os projetos e com tanta criatividade”, concluiu Ricardo Gomes, Diretor Artístico do projeto.

Próximos Passos

Agora, os finalistas entram em fase de produção das peças e busca por parcerias estratégicas para garantirem a criação da coleção apresentada no projeto. O desfile que vai coroar e apresentar os novos estilistas acontecerá no espaço BACO’S, dentro do Polo Caruaru, às 19h no dia 18 de março de 2024, um dia antes da feira AGRESTE TEX que abre suas portas no dia 19 e vai até o dia 22 de março. Todos os looks vão compor uma exposição que poderá ser visitada no hall de entrada da feira e serão votados pelos visitantes.

Apoiadores

O Brasil Fashion Designers conta com o patrocínio da Andrade Máquinas, Audaces, Silmaq, além da Capricórnio e Brasil Botões que forneceram a matéria-prima para os estudantes confeccionarem suas coleções. Já a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) é responsável pelo apoio institucional.

Premiação

O BFD premiará as três melhores coleções com uma assinatura, por 12 meses, do programa para designers da Audaces 360 (com planos Pro Creative e Student, para cada colocação, respectivamente) e mais um treinamento EAD da Academy.

Para Hélvio Pompeo Júnior, diretor de comunicação do Febratex Group, o retorno do concurso é significativo para fortalecer a sinergia dentro da indústria têxtil. “Essa iniciativa une profissionais da moda com os recursos essenciais, como maquinário, insumos e matérias-primas, necessários para dar vida às suas criações, promovendo assim a integração ao longo da cadeia produtiva têxtil”, afirmou o executivo.

Cronograma

18/03/2024 – Desfile e final do concurso

19 À 22/03/2024 – Exposição dos looks na Agreste Tex         

Para mais informações sobre o concurso, o desfile e o acesso ao regulamento, basta acessar o site: brasilfashiondesigners.com.br

Translate »